Comprovação da vacinação contra febre aftosa termina nesta sexta-feira | Cenário do Tocantins, Notícias, Política, Economia, Agronegócio
Palmas-TO 16/11/2018
Comprovação da vacinação contra febre aftosa termina nesta sexta-feira

 

Os criadores de gado que não vacinarem seu rebanho até a data limite, sofrerá sanções com o pagamento de multas

Os criadores de gado que não vacinarem seu rebanho até a data limite, sofrerá sanções com o pagamento de multas

Os produtores rurais que ainda não declararam a vacinação contra febre aftosa devem se apressar, pois o prazo encerra nesta sexta-feira,12. A comprovação é obrigatória e deve ser feita na unidade da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), onde a ficha cadastral é movimentada, munido da nota fiscal de compra da vacina e da carta-aviso, que consta os dados de todos os animais da propriedade rural. A primeira etapa da campanha ocorreu entre os dias 1º e 31 de maio.

A vacina é a forma mais eficaz de prevenção e manutenção do status sanitário, livre de febre aftosa com vacinação. “A comprovação assegura que o pecuarista vacinou o gado, além de colaborar para a atualização cadastral que visa o controle, prevenção e combate de outras doenças”, disse o presidente da Adapec, Humberto Camelo.

Os produtores tiveram 10 dias de prazo para declarar o ato, a partir da compra da vacina, e se beneficiaram com prorrogação de mais dois dias por conta do feriado prolongado. “Pedimos ao que ainda não declararam que procurem a Adapec para regularizar a sua situação e evitar multas e outras sanções previstas na legislação”, alerta o responsável pelo Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa, José Pereira Veloso Júnior.

Multas

Para quem deixou de vacinar o valor da multa é de R$ 5,32 por animal e R$ 127,69 por propriedade não declarada, além de ficar impedido de comercializar e movimentar o rebanho, pois a emissão da Guia Trânsito Animal (GTA), está condicionada a vacinação e declaração do rebanho.

O Tocantins conta com mais de oito milhões de bovídeos (bovinos e bubalinos), distribuídos em aproximadamente 60 mil propriedades rurais cadastradas com esses animais. (Adapec/Foto: Divulgação)



Indique esta Matéria para um Amigo Indique esta Matéria para um Amigo

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

Leave a comment

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Sérgio A. de Oliveira.
Rua 100, Nº 49 Qd. F17 Lt 01- Fone: (62) 98667-5775 / (62) 3255-8184 redacao@cenariotocantins.com.br - Goiânia - Goiás