Conheça, entenda, relacione-se com o cliente nas mídias, os resultados são surpreendentes | Cenário do Tocantins, Notícias, Política, Economia, Agronegócio
Palmas-TO 20/03/2019
Conheça, entenda, relacione-se com o cliente nas mídias, os resultados são surpreendentes

 

Todos os dias olho o Facebook, o Instagram e o Twitter de algumas empresas conhecidas e analiso os resultados. Em seguida dou uma olhada em alguns artigos que falam sobre dicas para obter engajamento ou conversões e vejo anúncios do tipo: seis dicas para isso, cinco dicas para aquilo, ou dez dicas para aquilo outro. Algumas são interessantes, é verdade, porém, outras, nem tanto.

As conclusões dessas observações é que as empresas não têm conseguido gerar o engajamento do cliente com seus conteúdos, da forma como deveria. Não se percebe a existência de um relacionamento que seja duradouro, uma vez que não se vê a mesma pessoa engajando nos conteúdos postados pela empresa no Facebook, Instagram e no Twitter.

A prática mais comum é a postagem de conteúdo, apenas. Quando há uma interação, a mesma passa despercebida ou ignorada, o que é um erro para a empresa, que perde uma excelente oportunidade de construir um relacionamento frutífero com esse cliente.

O pontapé inicial para a interação do cliente com a empresa é o conteúdo. Isso não é novidade para ninguém, alguns podem dizer. Mas o fato é que, a partir desse conteúdo a empresa pode ou não construir o relacionamento com o cliente.

Entretanto, o conteúdo, sozinho, não faz com que a pessoa continue a interagir e a engajar com a empresa nas mídias sociais, pelo contrário, precisa ter um ação e reação, tanto da empresa quanto do cliente, que está disposto a interagir e se engajar com empresa, desde que esta seja responsiva.

Por responsividade entende-se boa vontade e empenho dos funcionários em atender às necessidades do cliente ao tirar dúvidas, entregar informações que gere valor, e, principalmente, solucionar os problemas do cliente por meio das Mídias Sociais.

Para fazer isso, a empresa precisa ouvir o cliente nas mídias sociais. Ouvir significa, fazer o que o cliente está sugerindo que empresa faça, atender do jeito que cliente deseja ser atendido. Ao fazer isso, a empresa vai gerar mais empatia no cliente, e, principalmente, o sentimento de confiança, segurança e satisfação.

Outro ponto, é conhecer e entender o cliente que a empresa busca interagir pelas mídias sociais. Esse cliente está ali interessado em conversar com a empresa, em interagir e se tornar engajado. Esse é o ponto. Entender o cliente, o que ele faz, comenta, compartilha, publica. Entender a forma como reage ao conteúdo e às interações de outras pessoas que tecem comentários sobre a empresa ou produto.

Para ter uma compreensão do que essas pessoas fazem é necessário entrar um pouco mais nas suas vidas, analisar suas postagens e que tipo de conteúdo eles estão compartilhando e comentando, além, é claro do tipo e teor dos comentários. Ao conhecer o cliente fica mais fácil de produzir e entregar conteúdo relevante e interessante, além de prestar o melhor atendimento para o cliente, de forma a encantá-lo nas Mídias Sociais.

Para finalizar, três recomendações:

  1. Crie relacionamento com os clientes nas Mídias Sociais;
  2. Seja responsivo de verdade; e
  3. Estabeleça a comunicação de mão dupla, ouça e converse com o cliente.

Sérgio Oliveira

Mestre em Administração e Consultor de Marketing na NCeM Comunicação e Marketing



Indique esta Matéria para um Amigo Indique esta Matéria para um Amigo

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

Leave a comment

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Sérgio A. de Oliveira.
Rua 100, Nº 49 Qd. F17 Lt 01- Fone: (62) 98667-5775 / (62) 3255-8184 redacao@cenariotocantins.com.br - Goiânia - Goiás