Escolas têm até o dia 15 para finalizar cadastro no Programa Mais Educação | Cenário do Tocantins, Notícias do Tocantins, Política, Economia, Agronegócio da região
Palmas-TO 23/07/2014
Escolas têm até o dia 15 para finalizar cadastro no Programa Mais Educação

O Tocantins terá mais 147 escolas estaduais ofertando jornada ampliada, este ano, por meio do Programa Mais Educação, do Ministério da Educação.

No entanto, até agora, 80 delas ainda não concluíram o preenchimento do cadastro no sistema do MEC. O prazo para a adesão termina no próximo dia 15.

As unidades de ensino que já estavam no programa em 2011 também devem informar o número de alunos a serem atendidos e escolher as atividades a serem desenvolvidas. No total, serão 258 escolas estaduais participando do programa.

A técnica do programa Mais Educação da Seduc, Roseli Bitzcos de Moura, explica que a secretaria está oferecendo apoio às unidades escolares para a realização do cadastro.

“A escola receberá verba do governo federal para oferecer no contraturno uma diversificação de atividades, como dança, música, teatro e esportes. É muito importante que todas as vagas destinadas para cada escola, sejam preenchidas”, explicou ressaltando ainda que as escolas que atendem alunos do Programa Pioneiros Mirins devem fazer o cadastro de todos os estudantes participantes do projeto.

Mais Educação

O Programa Mais Educação aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.

O programa visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), utilizando os resultados da Prova Brasil. Nesses estudos destacou-se o uso do “Índice de Efeito Escola – IEE”, indicador do impacto que a escola pode ter na vida e no aprendizado do estudante, cruzando-se informações socioeconômicas do município no qual a escola está localizada.

Por esse motivo a área de atuação do programa foi demarcada inicialmente para atender, em caráter prioritário, as escolas que apresentam baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Para o desenvolvimento de cada atividade, o governo federal repassa recursos para ressarcimento de monitores, materiais de consumo e de apoio segundo as atividades.

As escolas beneficiárias também recebem conjuntos de instrumentos musicais e rádio escolar, dentre outros; e referência de valores para equipamentos e materiais que podem ser adquiridos pela própria escola com os recursos repassados.

Quem tiver dúvidas sobre o cadastro deve entrar em contato com a Seduc pelo telefone 3218-7505. (Com informações do MEC)



Indique esta Matéria para um Amigo Indique esta Matéria para um Amigo

Nenhum Comentário Quero comentar!

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

NCeM Comunicação e Marketing.
Quadra 205 Sul, Alameda 12, Lote 11, QI 11 - Fone: (62) 8261-5775 / (62) 3255-8184 redacao@cenariotocantins.com.br - Palmas - Tocantins