Pré-inscrições para cursos profissionalizantes do Pronatec estão abertas | Cenário do Tocantins, Notícias sobre a Política, Economia, Agronegócio do Tocantins e municípios
Palmas-TO 17/04/2014
Pré-inscrições para cursos profissionalizantes do Pronatec estão abertas

 

Ao todo, são 506 vagas para 10 cursos gratuitos. Aulas iniciarão em janeiro

 

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) está com pré-inscrições abertas para a primeira etapa dos cursos profissionalizantes de 2014. Serão ofertadas 506 vagas para 10 cursos em seis eixos tecnológicos: costura, culinária, mecânica, computação, construção civil e recursos humanos. Serão formadas 25 turmas.

Dentro do eixo Costura, o curso a ser ofertado é de Costureiro Industrial do Vestuário. Na Mecânica, será o de Mecânico de Motocicletas. No eixo Culinária, será ofertado o curso de Padeiro. No eixo Computação, o de Operador de Computadores. Já o eixo da Construção Civil, os cursos são: Pintor de Obras, Pedreiro de Alvenaria, Eletricista de Rede de Distribuição de Energia Elétrica e Eletricista Predial de Baixa Tensão. O eixo Recursos Humanos terá os cursos de Auxiliar de Recursos Humanos e Auxiliar Administrativo.

Todos os cursos ofertados possuem duração de 160 horas. Os alunos participantes receberão material didático e uma assistência ao estudante (para transporte e alimentação). Ao final do curso, os formandos receberão certificados com registro do MEC (Ministério da Educação) e da Prefeitura de Araguaína.

Inscrições

Os alunos interessados em participar do Pronatec devem procurar a sede Secretaria do Trabalho e Ação Social, localizada na Rua Humberto de Campos, n° 508, bairro São João (antiga UFT), das 8h às 12h e das 14h às 18h.

“Convocamos os estudantes para procurarem a secretaria e se informarem sobre o Pronatec, pois são cursos de capacitação e qualificação para o mercado de trabalho”, destacou a secretária Cleomar Ribeiro.

Pronatec

O Pronatec é um programa federal, realizado em todo o País, por meio do Ministério da Educação (MEC). Os cursos são promovidos pela Prefeitura, por meio da Secretaria do Trabalho e Ação Social e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

O programa tem como objetivo potencializar a oferta de Educação Profissional nas redes de educação técnica instaladas no país e busca também fortalecer o Ensino Médio por meio da oferta concomitante de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT); fomentar a qualidade dos Cursos Técnicos por intermédio da integração das redes de EPT do país às redes estaduais de Ensino Médio.

O Pronatec busca ainda promover a qualificação profissional voltada para a elevação da escolaridade e para a inserção no mundo do trabalho e estimular a aproximação, a cooperação e a troca de experiências entre as diferentes redes brasileiras de Educação Profissional e Tecnológica.



Indique esta Matéria para um Amigo Indique esta Matéria para um Amigo

Nenhum Comentário Quero comentar!

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

NCeM Comunicação e Marketing.
Quadra 205 Sul, Alameda 12, Lote 11, QI 11 - Fone:(63)8125-2256 / (62) 8261-5775 / (62) 3255-8184 redacao@cenariotocantins.com.br - Palmas - Tocantins